A Microsoft encerra o suporte para o Office 2010: o que você pode fazer
Se você ainda estiver usando o Microsoft Office 2010, deve ter notado que ele parou de receber atualizações e patches de segurança em 13 de outubro de 2020. Isso significa que seus aplicativos do Office 2010 não são mais suportados pela Microsoft e podem estar vulneráveis a ataques cibernéticos, problemas de compatibilidade e problemas de desempenho.
Mas não se preocupe, você ainda tem opções para continuar trabalhando com seus arquivos do Office e permanecer produtivo. Nesta postagem do blog, explicaremos o que o fim do suporte ao Office 2010 significa para você e o que você pode fazer para atualizar para uma versão mais recente do Office ou mudar para uma solução alternativa.
O que significa encerrar o suporte para o Office 2010?
O fim do suporte para o Office 2010 significa que a Microsoft não fornecerá mais suporte, correções de bugs, atualizações de segurança e aprimoramentos de recursos para o pacote Office 2010. Isso se aplica a todos os produtos do Office 2010, incluindo Word, Excel, PowerPoint, Outlook, OneNote, Access, Publisher e SharePoint Workspace.
Isso não significa que seus aplicativos do Office 2010 deixarão de funcionar completamente. Você ainda poderá usá-los para criar e editar documentos, planilhas, apresentações e outros arquivos. No entanto, você poderá encontrar alguns riscos e limitações, como
– Maior exposição a malware e hackers. Sem atualizações de segurança, seus aplicativos do Office 2010 podem se tornar alvos de ataques mal-intencionados que podem comprometer seus dados e dispositivos.
– Compatibilidade e funcionalidade reduzidas. Sem atualizações de recursos, seus aplicativos do Office 2010 podem não funcionar bem com versões mais recentes do Windows, outros produtos da Microsoft ou softwares e serviços de terceiros. Você também pode perder novos recursos e aprimoramentos que podem melhorar sua produtividade e colaboração.
– Opções de suporte limitadas. Sem o suporte da Microsoft, você pode ter dificuldade em encontrar soluções para qualquer problema que surja com os aplicativos do Office 2010. Você também pode ter menos acesso a recursos on-line e fóruns da comunidade que podem ajudá-lo a solucionar problemas e aprender.
O que você pode fazer para atualizar para uma versão mais recente do Office ou mudar para uma solução alternativa?
Se quiser continuar usando os produtos do Microsoft Office, você tem duas opções principais para fazer o upgrade do Office 2010:
– Faça uma compra única do Office 2019. Essa é a versão autônoma mais recente do Office que você pode instalar em um PC ou Mac. Ela inclui as versões mais recentes do Word, Excel, PowerPoint, Outlook, OneNote, Access e Publisher. No entanto, ela não inclui nenhum serviço on-line ou armazenamento em nuvem que vem com uma assinatura do Microsoft 365.
– Inscreva-se no Microsoft 365. Essa é a melhor opção se você quiser obter o máximo do Office e aproveitar os benefícios da computação em nuvem. Com uma assinatura do Microsoft 365, você pode instalar as versões mais recentes dos aplicativos do Office em vários dispositivos (PCs, Macs, tablets e telefones) e acessá-los on-line em qualquer navegador. Você também obtém 1 TB de armazenamento em nuvem do OneDrive por usuário, ferramentas de colaboração on-line, como o Teams e o SharePoint, recursos avançados de segurança, como proteção e recuperação de ransomware, além de atualizações regulares e novos recursos.
Para comparar os recursos e os preços dos planos do Office 2019 e do Microsoft 365, visite esta página: https://www.microsoft.com/en-us/microsoft-365/buy/compare-all-microsoft-365-products
Se preferir mudar para uma solução alternativa que não seja da Microsoft, você tem várias opções para escolher:
– Use um pacote de escritório on-line gratuito, como o Google Workspace ou o Zoho Workplace. Essas são plataformas baseadas na Web que permitem que você crie e edite documentos, planilhas, apresentações e outros arquivos usando um navegador. Elas também oferecem ferramentas de colaboração e armazenamento em nuvem que permitem que você compartilhe e trabalhe em arquivos com outras pessoas em tempo real. No entanto, elas podem não ter todos os recursos e funcionalidades com os quais você está acostumado nos produtos Microsoft Office.
– Use um pacote de escritório gratuito ou de código aberto, como o LibreOffice ou o OpenOffice. Esses são aplicativos de desktop que você pode baixar e instalar no seu PC ou Mac. Eles são compatíveis com a maioria dos formatos de arquivo do Microsoft Office e oferecem recursos e funcionalidades semelhantes. No entanto, eles podem não ter o mesmo nível de qualidade e suporte que os produtos do Microsoft Office.
– Use uma suíte de escritório paga, como o Corel WordPerfect Office ou o SoftMaker Office. Esses são aplicativos de desktop que você pode comprar e instalar no seu PC ou Mac. Eles oferecem mais recursos e funcionalidades do que as suítes de escritório gratuitas ou de código aberto e são compatíveis com a maioria dos formatos de arquivo do Microsoft Office. Entretanto, eles podem não ter o mesmo nível de integração e inovação que os produtos do Microsoft Office.
Para comparar os recursos e os preços de algumas suítes de escritório alternativas, visite esta página: https://www.techradar.com/best/best-office-suite
Seja qual for a opção que você escolher para atualizar do Office 2010 ou mudar para uma solução alternativa, certifique-se de fazer backup dos seus arquivos antes de fazer qualquer alteração. Você pode usar um disco rígido externo ou um serviço de nuvem, como o OneDrive ou o Dropbox, para armazenar seus arquivos com segurança.
Se você ainda estiver usando o Office 2010, precisa agir rápido. A Microsoft deixará de oferecer suporte a essa versão do seu popular pacote de produtividade em 13 de outubro, o que significa que não haverá mais atualizações, correções ou patches de segurança. Isso pode deixar você vulnerável a ataques cibernéticos, problemas de compatibilidade e problemas de desempenho. Mas não se preocupe: você tem algumas decisões a tomar antes do prazo final. Nós as explicaremos nesta postagem do blog.
A primeira coisa que você deve saber é que o Office 2010 não é a única opção disponível. Há versões mais recentes do Office que oferecem mais recursos, melhor segurança e integração com a nuvem. A mais recente é o Office 2019, que é um produto autônomo que você pode comprar uma vez e usar para sempre. No entanto, a Microsoft deixou claro que este é o último de seu tipo e que o futuro do Office é baseado em assinatura. Isso significa que você terá que pagar uma taxa mensal ou anual para acessar a versão mais recente do Office, que atualmente é o Office 365.