Microsoft volta atrás nos planos de mudar a pesquisa do Chrome para o Bing para clientes do Office 365
Microsoft ha anunciado que no cambiará automáticamente el motor de búsqueda predeterminado de los usuarios de Chrome a Bing como parte de su instalación de Office 365 ProPlus. Esta decisión se produce después de que la empresa se enfrentara a reacciones negativas de clientes y administradores de TI que no estaban contentos con el cambio.
A Microsoft havia planejado originalmente lançar uma extensão de navegador que mudaria o mecanismo de pesquisa padrão do Chrome para o Bing para os usuários do Office 365 ProPlus a partir deste mês. A empresa alegou que isso era para ativar o recurso de pesquisa da Microsoft, que integra resultados de pesquisa da Web e organizacionais no navegador.
No entanto, muitos clientes e administradores de TI acharam que essa era uma medida intrusiva e indesejada que alteraria suas configurações e preferências existentes. Alguns até a chamaram de malware ou adware e procuraram maneiras de bloquear ou desinstalar a extensão.
Em resposta aos comentários, a Microsoft revisou sua abordagem e tornou a extensão opcional em vez de obrigatória. Os usuários que quiserem usar a Pesquisa da Microsoft com o Bing terão que optar por instalar a extensão, seja por meio do instalador do Office 365 ProPlus ou baixando-a separadamente. Os usuários que já instalaram a extensão podem desativá-la ou removê-la, se desejarem.
A Microsoft disse que está ouvindo seus clientes e respeitando sua escolha de navegador e mecanismo de busca. A empresa também disse que continuará a investir no Microsoft Search como uma forma de melhorar a produtividade e a experiência do usuário para os clientes do Office 365.
A Microsoft anunciou que mudará o mecanismo de busca padrão para usuários do Chrome que tenham o Office 365 ProPlus instalado em seus dispositivos. A mudança afetará os usuários nos EUA, Reino Unido e algumas outras regiões a partir de fevereiro, de acordo com seu canal de atualização. A alteração instalará a extensão do Microsoft Search no Bing no Chrome, permitindo que os usuários acessem o Microsoft Search em seu navegador.
A Pesquisa da Microsoft é um serviço baseado na Web que permite aos usuários encontrar informações relevantes sobre suas organizações, como arquivos, documentos, sites internos, ferramentas de negócios, pessoas, organogramas, informações sobre construção e muito mais. O Microsoft Search também fornece resultados do Bing na Web, proporcionando aos usuários uma experiência de pesquisa abrangente. A Microsoft afirma que o Microsoft Search pode ajudar os usuários a economizar tempo e aumentar a produtividade, encontrando o que precisam com mais rapidez e facilidade.
A Microsoft afirma que a alteração faz parte de sua visão de fornecer uma experiência de pesquisa unificada e consistente em todos os aplicativos e serviços do Microsoft 365. Os usuários que quiserem optar por não participar da mudança podem fazê-lo seguindo as instruções deste documento de suporte. Como alternativa, eles podem desinstalar a extensão Microsoft Search no Bing do Chrome ou alterar as configurações padrão do mecanismo de pesquisa no Chrome.
A alteração gerou algumas preocupações entre os usuários do Chrome que preferem usar o Google ou outro mecanismo de pesquisa como padrão. Alguns usuários expressaram sua frustração nas mídias sociais e em fóruns on-line, acusando a Microsoft de impor seus produtos a eles sem seu consentimento. Alguns usuários também questionaram as implicações de segurança e privacidade da mudança, especialmente para clientes corporativos que podem ter dados confidenciais armazenados no Microsoft 365.
A Microsoft ainda não respondeu a essas críticas, mas afirmou que respeita a escolha e o controle dos usuários sobre as configurações de seus navegadores. Também garantiu aos usuários que a Pesquisa da Microsoft no Bing está em conformidade com as mesmas políticas e práticas de privacidade de outros serviços do Microsoft 365 e que não coleta ou usa nenhuma informação pessoal ou identificável das pesquisas dos usuários.
Se você usa o Office 365, deve ter notado que a Microsoft está tentando alterar seu mecanismo de pesquisa padrão no Chrome para o Bing. Para isso, você deve instalar uma extensão chamada Microsoft Search on Bing for Office 365 ProPlus. A Microsoft diz que isso é para ajudar os usuários a acessar informações relevantes sobre o local de trabalho diretamente da barra de endereços do navegador, mas alguns usuários podem preferir usar o Google ou outro mecanismo de pesquisa.
Se você é um administrador de TI e deseja impedir que essa extensão seja instalada nos dispositivos da sua organização, você tem algumas opções. Você pode usar a Ferramenta de Implantação do Office ou a Política de Grupo para excluir a extensão da instalação do Office 365 ProPlus. No entanto, é necessário fazer isso antes de instalar a extensão; caso contrário, você terá que desinstalá-la manualmente usando um comando.
Se você for um usuário individual e quiser desativar a Pesquisa da Microsoft no Bing, poderá fazer isso facilmente no navegador Chrome. Tudo o que você precisa fazer é clicar no ícone de pesquisa ao lado da barra de endereços e desmarcar a opção que diz Usar o Bing como mecanismo de pesquisa padrão. Isso restaurará as configurações anteriores do mecanismo de pesquisa e impedirá que a Microsoft as altere novamente.