Windows Pro: Altere o Microsoft Defender para o nível de «tolerância zero»
Si es usuario de Windows Pro, habrá notado que Microsoft Defender, el software antivirus y antimalware integrado, tiene diferentes niveles de protección. De forma predeterminada, está configurado en «alto», lo que significa que bloqueará la mayoría de las amenazas conocidas y le advertirá sobre archivos o actividades sospechosas. Sin embargo, si desea aumentar su seguridad y prevenir cualquier posible infección, puede cambiar Microsoft Defender al nivel de «tolerancia cero». Esto significa que bloqueará todo aquello en lo que Microsoft o usted no confíen explícitamente.
Nesta postagem do blog, mostraremos a você como mudar o Microsoft Defender para o nível de «tolerância zero» e quais são os benefícios e as desvantagens de fazer isso. Observe que essa opção está disponível apenas para usuários do Windows Pro, não para usuários do Windows Home.
Como mudar o Microsoft Defender para o nível de «tolerância zero»?
Para mudar o Microsoft Defender para o nível de «tolerância zero», você deve acessar o Group Policy Editor, uma ferramenta que permite definir configurações avançadas para o Windows. Para fazer isso, siga estas etapas:
– Pressione a tecla Windows + R para abrir a caixa de diálogo Executar.
– Digite gpedit.msc e clique em OK. Isso abrirá o Group Policy Editor.
> > > > – Vá para Configuração do computador Modelos administrativos Componentes do Windows Verificação do Microsoft Defender Antivirus.
– Clique duas vezes na política denominada «Configurar a detecção de aplicativos potencialmente indesejados».
– Selecione «On» e, em seguida, escolha «Lock» no menu suspenso.
– Clique em Aplicar e em OK.
– Reinicie o computador para que as alterações tenham efeito.
O Microsoft Defender agora mudou para o nível de «tolerância zero». Isso significa que ele bloqueará qualquer aplicativo que não seja assinado pela Microsoft ou que você não tenha permitido explicitamente. Ele também bloqueará qualquer arquivo que tenha uma pontuação de reputação baixa ou que seja detectado como potencialmente indesejado.
Benefícios e desvantagens de mover o Microsoft Defender para o nível de «tolerância zero»
Mudar o Microsoft Defender para o nível de «tolerância zero» pode trazer alguns benefícios e desvantagens para sua segurança e desempenho. Aqui estão algumas delas:
Benefícios:
– Você terá o mais alto nível de proteção contra malware, vírus, ransomware, spyware, adware e outras ameaças.
– Você reduzirá o risco de fazer download ou executar software malicioso ou indesejado de fontes desconhecidas.
– Isso impedirá que você faça alterações não autorizadas na configuração ou nos arquivos do sistema.
Desvantagens:
– Você pode ter alguns falsos positivos, o que significa que o Microsoft Defender pode bloquear alguns aplicativos ou arquivos legítimos ou inofensivos.
– Você pode ter alguns problemas de compatibilidade com softwares que não são assinados pela Microsoft ou que têm uma pontuação de reputação baixa.
– Talvez seja necessário permitir manualmente alguns aplicativos ou arquivos nos quais você confia ou que precisa usar.
Como permitir um aplicativo ou arquivo bloqueado pelo Microsoft Defender
Se você mudar o Microsoft Defender para o nível de «tolerância zero», poderá encontrar algumas situações em que o Microsoft Defender bloqueia um aplicativo ou arquivo em que você confia ou de que precisa. Nesse caso, você pode permiti-lo manualmente seguindo estas etapas:
– Abra o aplicativo Segurança do Windows clicando no ícone do escudo na barra de tarefas ou procurando por ele no menu Iniciar.
– Clique em Proteção contra vírus e ameaças.
– Clique em Protection History (Histórico de proteção).
– Localize o aplicativo ou arquivo que o Microsoft Defender bloqueou e clique em Permitir.
– Confirme sua escolha clicando em Yes.
Agora você permitiu o aplicativo ou arquivo bloqueado pelo Microsoft Defender. Você pode repetir esse processo para quaisquer outros aplicativos ou arquivos que deseje permitir.
Conclusão
Mudar o Microsoft Defender para o nível de «tolerância zero» pode ser uma boa opção para os usuários do Windows Pro que desejam aumentar sua segurança e evitar qualquer possível infecção. No entanto, ele também tem algumas desvantagens, como falsos positivos, problemas de compatibilidade e atribuições manuais. Portanto, você deve pesar os prós e os contras antes de tomar essa decisão e estar preparado para enfrentar alguns inconvenientes.
Esperamos que esta postagem do blog tenha sido útil para você. Se você tiver alguma dúvida ou comentário, deixe um comentário abaixo. Obrigado por você ter lido!
Se estiver usando o Windows, você já tem um poderoso software antivírus incorporado ao seu sistema: o Microsoft Defender. Essa ferramenta protege seu computador contra ataques de malware por meio da verificação de arquivos e programas em tempo real. Além disso, ela é atualizada automaticamente com as definições de vírus mais recentes da nuvem.
No entanto, talvez você não saiba que o Microsoft Defender tem muitos recursos ocultos que podem melhorar a sua segurança e lhe dar mais controle sobre como ele funciona. Por exemplo, você pode ajustar o nível de proteção na nuvem para tornar o Defender mais ou menos sensível a possíveis ameaças. Isso pode ajudar você a evitar falsos positivos ou a detectar mais arquivos suspeitos.
Para acessar esse recurso, você deve abrir o aplicativo Segurança do Windows no menu Iniciar ou na área de notificação. Em seguida, clique em Proteção contra vírus e ameaças e role para baixo até Gerenciar configurações em Configurações de proteção contra vírus e ameaças. Aqui você verá uma seção chamada Proteção fornecida pela nuvem. Clique no link que diz Selecionar nível de proteção na nuvem e escolha uma das quatro opções:
– Desativado: essa opção desativa a proteção baseada em nuvem e reduz a sua segurança. Não recomendamos essa opção, a menos que você tenha um motivo específico para fazer isso.
– Básico – Essa é a opção padrão e envia informações básicas sobre os arquivos verificados para a Microsoft para ajudar a detectar e bloquear malware.
– Aprimorado: essa opção envia mais informações sobre os arquivos verificados para a Microsoft, como nomes de arquivos, caminhos de arquivos e conteúdo de arquivos. Isso pode melhorar sua proteção e ajudar a Microsoft a analisar novas ameaças mais rapidamente.
– Alta: essa opção envia as mesmas informações que a opção Aprimorada, mas também bloqueia todos os arquivos que a Microsoft não sabe que são seguros. Isso pode impedir a execução de malware desconhecido em seu sistema, mas também pode bloquear alguns arquivos legítimos que ainda não são reconhecidos pela Microsoft.
Você poderá escolher a opção que atenda às suas necessidades e preferências. Se não tiver certeza, você pode ficar com a opção padrão Basic ou tentar Enhanced para obter mais segurança. Você sempre poderá alterar as configurações posteriormente se encontrar algum problema.
Observação: O melhor software antivírus para Windows 11
O Microsoft Defender é um software antivírus confiável e conveniente para usuários do Windows, mas pode não ser suficiente para todos. Se você quiser mais recursos, como proteção contra ransomware, controle dos pais, VPN, firewall ou gerenciador de senhas, talvez deva considerar um software antivírus de terceiros. Há muitas opções disponíveis no mercado, mas algumas são melhores do que outras. Para ajudar você a escolher o melhor software antivírus para Windows 11, analisamos e comparamos os melhores produtos com base em desempenho, recursos, facilidade de uso e preço. Você pode ler nosso guia detalhado aqui: [enlace a la publicación del blog]