9 dicas para acelerar o tempo de inicialização do seu PC com Windows
Você está cansado de esperar a inicialização do seu PC com Windows? Você gostaria de poder começar a trabalhar ou jogar mais rapidamente? Se sim, você não está sozinho. Muitos usuários do Windows enfrentam tempos de inicialização lentos, especialmente quando os computadores ficam mais velhos e bagunçados. Felizmente, existem algumas maneiras simples e eficazes de acelerar o tempo de inicialização do seu PC com Windows. Nesta publicação do blog, compartilharemos 9 dicas que podem ajudar você a acelerar o tempo de inicialização do PC com Windows e fazer com que seu computador pareça novo novamente.
Dica 1: desative os programas de inicialização desnecessários
Um dos principais motivos pelos quais o PC com Windows demora tanto para iniciar é que ele precisa carregar muitos programas que são executados automaticamente quando você liga o computador. Alguns desses programas são essenciais, como o software antivírus ou os drivers, mas outros não são. Por exemplo, você pode ter programas que verificam se há atualizações, sincronizam seus arquivos, exibem notificações ou iniciam outros aplicativos. Esses programas podem tornar o tempo de inicialização mais lento e consumir recursos do sistema.
Para desativar programas de inicialização desnecessários, você pode usar o Gerenciador de Tarefas no Windows 10 ou a ferramenta de Configuração do Sistema em versões anteriores do Windows. Para acessar o Gerenciador de tarefas, pressione Ctrl+Shift+Esc no teclado e clique na guia Inicialização. Você verá uma lista de todos os programas executados na inicialização, juntamente com seu impacto no tempo de inicialização. Para desativar um programa, clique com o botão direito do mouse sobre ele e selecione Desativar. Você também pode usar o botão Disable (Desativar) no canto inferior direito da janela. Para acessar a ferramenta de configuração do sistema, pressione Windows+R no teclado, digite msconfig e pressione Enter. Em seguida, clique na guia Inicialização e desmarque as caixas ao lado dos programas que você não deseja executar na inicialização. Clique em OK e reinicie o computador para que as alterações tenham efeito.
Dica 2: limpe o disco rígido
Outro motivo pelo qual o PC com Windows pode demorar muito para iniciar é o fato de o disco rígido estar cheio ou fragmentado. Um disco rígido cheio significa que o computador tem menos espaço para armazenar e acessar seus arquivos, o que pode tornar o desempenho mais lento. Um disco rígido fragmentado significa que seus arquivos estão espalhados em diferentes partes do disco, o que pode dificultar para o computador encontrá-los e carregá-los.
Para limpar o disco rígido, você pode usar a ferramenta Limpeza de disco no Windows. Para acessá-la, abra o File Explorer e clique com o botão direito do mouse na unidade que você deseja limpar (geralmente C:) e selecione Propriedades. Em seguida, clique no botão Limpeza de disco na guia Geral. Você verá uma lista de arquivos que pode excluir para liberar espaço, como arquivos temporários, itens da lixeira, arquivos de sistema e outros. Marque as caixas ao lado dos arquivos que você deseja excluir e, em seguida, clique em OK e confirme. Você também pode usar o botão Limpar arquivos do sistema para excluir mais arquivos, como atualizações antigas do Windows ou versões mais antigas do Windows.
Para desfragmentar o disco rígido, você pode usar a ferramenta Otimizar unidades no Windows. Para acessá-la, abra o File Explorer e clique com o botão direito do mouse na unidade que você deseja desfragmentar (geralmente C:) e selecione Propriedades. Em seguida, clique na guia Ferramentas e clique no botão Otimizar em Otimizar e desfragmentar unidade. Você verá uma lista de todas as unidades do seu computador, juntamente com o status atual de fragmentação. Para desfragmentar uma unidade, selecione a unidade e clique em Otimizar. Você também pode usar o botão Alterar configurações para programar a otimização automática das unidades.
Dica 3: Atualize seus drivers
Os drivers são softwares que permitem que o computador se comunique com seus componentes de hardware, como placa de vídeo, placa de som, impressora, scanner etc. Se você tiver drivers desatualizados ou incompatíveis, poderá ter problemas com o desempenho e a estabilidade do computador, incluindo tempos de inicialização lentos.
Para atualizar os drivers, você pode usar o Gerenciador de Dispositivos no Windows. Para acessá-lo, pressione Windows+X no teclado e selecione Gerenciador de dispositivos no menu. Você verá uma lista de todos os dispositivos conectados ao seu computador, agrupados por categoria. Para atualizar um driver, expanda a categoria do dispositivo que você deseja atualizar, clique com o botão direito do mouse nele e selecione Atualizar driver. Em seguida, escolha Verificar automaticamente se há software de driver atualizado e siga as instruções. Você também pode usar a opção Verificar se há drivers atualizados no Windows Update para verificar se há atualizações de drivers da Microsoft.
Como alternativa, você pode usar um software de terceiros que possa verificar se há drivers desatualizados ou ausentes no computador e instalá-los automaticamente. Exemplos desses softwares são Driver Booster, Driver Easy, Driver Genius, etc.
Dica 4: habilite a inicialização rápida
A inicialização rápida é um recurso do Windows 10 que permite que o computador seja iniciado mais rapidamente, salvando algumas das informações do sistema em um arquivo quando você o desliga. Dessa forma, quando você o ligar novamente,
Muitos usuários percebem uma diminuição no desempenho do Windows com o passar do tempo. Eles percebem que o sistema demora mais para iniciar e para iniciar aplicativos. Isso é apenas uma percepção ou um problema real?
Nesta postagem do blog, mostraremos a você como medir e melhorar a velocidade do Windows usando algumas ferramentas úteis. Você aprenderá a identificar e eliminar os fatores que deixam o sistema lento. Você também poderá comparar os resultados antes e depois de aplicar as técnicas de otimização.
Se você já ficou frustrado quando o PC com Windows demorou muito para iniciar, você não está sozinho. Muitos usuários enfrentam esse problema, especialmente quando querem usar o computador para uma tarefa rápida. O motivo pelo qual o Windows demora muito para iniciar é que ele precisa carregar muitos programas e serviços que são executados automaticamente em segundo plano. Esses programas de inicialização automática podem consumir muitos recursos do sistema e afetar o desempenho do computador. Felizmente, existem algumas maneiras de reduzir o número de programas de inicialização automática e tornar a inicialização do Windows mais rápida.
Uma das maneiras mais fáceis de gerenciar os programas de inicialização automática é usar o Gerenciador de tarefas. Você pode acessá-lo pressionando Ctrl+Shift+Esc ou clicando com o botão direito do mouse na barra de tarefas e selecionando Gerenciador de Tarefas. No Gerenciador de tarefas, vá para a guia Inicialização e você verá uma lista de todos os programas que são executados automaticamente quando você faz logon no Windows. Você pode desativar qualquer programa desnecessário clicando com o botão direito do mouse sobre ele e selecionando Desativar. Você também pode ver o impacto de cada programa no tempo de inicialização, verificando a coluna Impacto na inicialização. Você deve desativar os programas que têm um impacto alto ou médio, a menos que sejam essenciais para o sistema ou para a segurança.
Outra maneira de acelerar a inicialização do Windows é pausar temporariamente a instalação de atualizações. Às vezes, o Windows pode instalar atualizações em segundo plano sem notificar você, o que pode deixar o computador lento e interferir no seu trabalho. Para evitar isso, você pode ir para Configurações > Atualização e segurança > Windows Update e clicar em Pausar atualizações por 7 dias. Isso impedirá que o Windows instale atualizações por uma semana, mas você deve se lembrar de retomá-las mais tarde para manter o sistema seguro e atualizado.
Uma terceira opção para tornar a inicialização do Windows mais rápida é programar o computador para iniciar automaticamente em um determinado horário ou quando receber um sinal de rede. Dessa forma, você pode ter o PC pronto quando precisar dele, sem precisar esperar que ele seja inicializado. Para programar o PC para iniciar automaticamente, você deve acessar as configurações do BIOS do computador. O BIOS é um programa que controla as funções básicas do hardware, como inicialização, memória e gerenciamento de energia. Para acessar as configurações do BIOS, você deve reiniciar o PC e pressionar uma tecla específica (geralmente F2, F10, F12 ou Del) antes de o Windows iniciar. A tecla pode variar dependendo do modelo e do fabricante do PC, portanto, consulte o manual ou o monitor para obter instruções.
Nas configurações do BIOS, procure uma opção chamada Wake On RTC Alarm, Wake On LAN ou algo semelhante. Essa opção permite que você defina um horário ou sinal de rede que fará com que o computador seja iniciado automaticamente. Por exemplo, você pode configurar o PC para iniciar todos os dias da semana às 8:00 da manhã ou quando receber um pacote mágico. Você pode configurar o PC para iniciar automaticamente todos os dias da semana às 8h ou quando receber um pacote mágico de outro dispositivo na rede. Você deve consultar o manual do fabricante do PC ou o suporte on-line para obter detalhes sobre como usar esse recurso.
Seguindo essas dicas, você pode reduzir o número de programas de inicialização automática, pausar a instalação de atualizações e programar o PC para iniciar automaticamente. Esses métodos podem ajudar o Windows a inicializar mais rapidamente e melhorar a sua produtividade e a experiência do usuário.