Não categorizado

Esqueça as senhas: os códigos de acesso estão fazendo sua estreia no Windows 11 e eu quero mais

Las contraseñas son una molestia. Son difíciles de recordar, fáciles de olvidar y, a menudo, inseguros. Por eso estoy entusiasmado con la nueva característica que Microsoft está introduciendo en Windows 11: claves de acceso.

Windows 11
Windows 11

Os códigos de acesso são uma forma de autenticação sem senha que usa seu dispositivo e dados biométricos para fazer login em suas contas on-line. Em vez de digitar uma senha, você só precisa digitalizar seu rosto, impressão digital ou PIN no dispositivo e pronto. Você não precisa mais de gerenciadores de senhas, nem de phishing, nem de redefinições de senha.

As chaves de acesso são baseadas no padrão FIDO2, que é suportado por muitos sites e serviços, como Microsoft, Google, Dropbox, Facebook e Twitter. Você pode usar as chaves de acesso para entrar em qualquer site que ofereça suporte ao FIDO2 ou usar o aplicativo Microsoft Authenticator para entrar em outros sites que não ofereçam suporte a ele.

As chaves de acesso não são apenas mais convenientes, mas também mais seguras do que as senhas. Elas usam criptografia de chave pública para criar um par de chaves exclusivo para cada conta e dispositivo. A chave privada é armazenada com segurança no seu dispositivo e a chave pública é registrada no site. Quando você faz login, seu dispositivo prova que você tem a chave privada sem revelá-la e o site verifica se ela corresponde à chave pública. Dessa forma, mesmo que um hacker roube sua chave pública ou intercepte sua solicitação de login, ele não conseguirá acessar sua conta sem seu dispositivo e seus dados biométricos.

As chaves de acesso também são mais favoráveis à privacidade do que as senhas. Elas não exigem que você compartilhe nenhuma informação pessoal com o site, como seu endereço de e-mail ou número de telefone. Você pode criar quantas senhas quiser para diferentes contas e dispositivos e excluí-las a qualquer momento. Você tem o controle de sua identidade on-line.

Acho que as chaves de acesso são uma grande inovação que tornará nossa vida on-line mais fácil e mais segura. Espero que mais sites e serviços adotem o padrão FIDO2 e ofereçam suporte às Passkeys no futuro. Também espero que a Microsoft expanda as Passkeys para outras plataformas e dispositivos, como telefones, tablets e dispositivos portáteis com Android e iOS. Imagine poder fazer login em qualquer site ou aplicativo com apenas um toque no pulso ou uma olhada no telefone. Esse é o futuro que eu quero.

As senhas do Windows são o futuro da autenticação do Windows 11. Eu as testei e estou impressionado. Muito impressionado.

Windows 11
Windows 11

Você deve se lembrar que o Windows 10 introduziu o Windows Hello, uma forma biométrica de fazer login no seu PC. Com o Windows Hello, você pode simplesmente olhar para a câmera do seu laptop e evitar a necessidade de inserir uma senha do Windows. É fácil, conveniente e seguro.

As chaves de acesso são a próxima etapa e estão sendo implementadas na atualização do Windows 11 22H2, que já está disponível. (Elas também farão parte da atualização do Windows 11 22H3 ou do Windows 11 2023, que será lançada no último trimestre do ano). Os códigos de acesso permitem que você use o reconhecimento biométrico do seu PC para fazer login em sites. Basicamente, você está usando o Windows Hello para a Web.

No momento, há apenas alguns sites que aceitam senhas: Best Buy, WhatsApp, GitHub e 1Password. E o problema é que você precisa criar uma senha para cada site.

Eu uso duas senhas para acessar meu computador: uma para minha conta da Microsoft e outra para o Google. Essas chaves de acesso são mais seguras e convenientes do que as senhas, pois são exclusivas para cada dispositivo e não precisam ser digitadas. É assim que eu as configuro.

Para minha conta da Microsoft, acessei o site da conta da Microsoft e segui as instruções para criar uma senha para o Windows. Como alternativa, o Windows Hello pode gerar automaticamente uma senha quando faço login com meu rosto ou impressão digital. Tenho três dispositivos que executam a atualização 22H2 do Windows 11 e só precisei criar uma senha manualmente em um deles.

Para minha conta do Google, visitei o site de senhas do Google, fiz login e escolhi criar uma senha. O Google me deu a opção de usar telefones vinculados como códigos de acesso, mas escolhi criar um código de acesso em «este dispositivo», que é o meu PC. Isso me obrigou a clicar nessa opção e digitar minha senha do Google. (A propósito, o Chrome também oferece suporte a senhas). A Microsoft tem algumas diretrizes gerais sobre como criar senhas do Windows aqui, mas elas podem variar de site para site.

> Posso gerenciar minhas senhas no menu Configurações do Windows (Contas, senhas), onde também posso excluí-las, se desejar. Caso eu tenha problemas com a minha senha, como mudar minha aparência ou ter um sensor de impressão digital sujo, ainda posso usar um PIN como opção de backup.