Não categorizado

Aplicativos da Web do Office inesperados no menu Iniciar do Windows 10 com bugs

Muchos usuarios de Windows 10 se sorprendieron al ver las aplicaciones web de Office ancladas en su menú Inicio después de una actualización reciente. Estas aplicaciones, como Word, Excel, PowerPoint y Outlook, son accesos directos a las versiones en línea del paquete Office, que requieren una conexión a Internet y una cuenta de Microsoft para su uso. Algunos usuarios informaron que no dieron su consentimiento para la instalación de estas aplicaciones web y que no podían eliminarlas fácilmente del menú Inicio.

Escritório
Escritório

A Microsoft confirmou que isso foi um bug e não uma tentativa deliberada de enviar os aplicativos da Web do Office para os usuários do Windows 10. A empresa disse que estava testando um recurso que permitiria que os usuários existentes do Office acessassem mais facilmente as versões da Web de seus aplicativos, mas, inadvertidamente, também afetou alguns usuários que não são do Office. A Microsoft pediu desculpas pelo inconveniente e disse que corrigiu o problema.

Se você ainda vir os aplicativos Web do Office no menu Iniciar e quiser se livrar deles, siga estas etapas:

– Clique com o botão direito do mouse no ícone do aplicativo Web do Office e selecione Desinstalar.

– Como alternativa, você pode ir para Configurações > Aplicativos > Aplicativos e recursos e procurar o Microsoft Office Online na lista. Clique nele e selecione Desinstalar.

– Talvez você precise reiniciar o computador para que as alterações tenham efeito.

Os aplicativos Web do Office não são iguais aos aplicativos da área de trabalho do Office, que são instalados localmente no seu computador e não exigem conexão com a Internet ou uma conta da Microsoft para serem usados. Se você tiver uma licença válida do Office, poderá fazer download e instalar os aplicativos da área de trabalho em office.com. Se preferir usar as versões web dos aplicativos do Office, você poderá acessá-las em office.com ou na página da sua conta Microsoft.

Se você notou que alguns aplicativos do Office aparecem como aplicativos da Web no menu Iniciar, deve estar se perguntando o que eles são e como foram parar lá. A verdade é que eles não são realmente aplicativos da Web e não deveriam estar lá. Esse é um bug que a Microsoft está trabalhando para corrigir.

Esse problema começou na semana passada, quando alguns usuários do Windows Insider relataram ter visto os aplicativos do Office como Progressive Web Apps, ou PWAs, no menu Iniciar. Mas, no fim de semana, mais usuários que não faziam parte do programa Insider também relataram a mesma coisa. Como isso aconteceu?

De acordo com uma fonte próxima à empresa, isso está relacionado à transição para o novo navegador Edge, que foi lançado em janeiro. Alguns usuários que instalaram a atualização do Windows 10 de outubro de 2020 também receberam o novo navegador Edge, que possui um recurso que permite que determinados sites sejam fixados no menu Iniciar e na barra de tarefas como atalhos. O novo Edge também oferece suporte à marcação desses sites como PWA, se o site oferecer suporte a isso. Executar o Word em um navegador e executá-lo como um PWA é muito semelhante, exceto pelo fato de que um PWA remove a barra de endereços, as guias e outros elementos que fazem com que ele se pareça com uma página da Web. Além disso, um PWA pode ser salvo como um «aplicativo» no menu Iniciar.

A Microsoft tem experimentado adicionar atalhos para os aplicativos da Web do Office no menu Iniciar de novos PCs, como uma forma de promover seu pacote de produtividade on-line. No entanto, alguns usuários relataram que esses atalhos estavam, na verdade, instalando o Office Progressive Web Apps (PWA) em seus dispositivos, sem o seu consentimento. Esse era um bug que a Microsoft já corrigiu.

Os PWAs são aplicativos baseados na Web que podem ser executados off-line e oferecem uma experiência nativa. Eles são diferentes dos aplicativos Web do Office, que são simplesmente versões on-line do Word, Excel e PowerPoint que exigem uma conexão com a Internet e um navegador para serem executados. A Microsoft não pretendia instalar os PWAs do Office nos PCs dos usuários, mas sim dar a eles acesso fácil aos aplicativos Web do Office por meio do menu Iniciar.

A Microsoft confirmou que interrompeu a implementação dos atalhos do aplicativo Web do Office até que possa garantir que eles não acionem a instalação dos PWAs do Office. Os usuários que já instalaram os PWAs do Office podem desinstalá-los no aplicativo Configurações, em Aplicativos e Recursos. A Microsoft ainda acredita que os aplicativos Web do Office são uma opção valiosa para os usuários que não têm uma assinatura do Microsoft 365 ou uma licença do Office, e quer torná-los mais reconhecíveis e acessíveis.