As melhores configurações do Windows para privacidade
Si le preocupa su privacidad en línea, es posible que desee modificar algunas de las configuraciones predeterminadas en Windows 10. Windows 10 recopila una gran cantidad de datos sobre sus hábitos de uso, preferencias e información personal. Algunos de estos datos se utilizan para mejorar el rendimiento y la funcionalidad de su dispositivo, mientras que otros se comparten con aplicaciones y servicios de Microsoft y de terceros. En esta publicación de blog, le mostraremos cómo cambiar algunas de las configuraciones más importantes de Windows para obtener más privacidad.
Primeiro, você deve abrir o aplicativo Configurações clicando no menu Iniciar e selecionando o ícone Configurações. Como alternativa, você pode pressionar Windows + I no teclado. Em seguida, clique em Privacidade para acessar as configurações de privacidade.
No painel esquerdo, você verá uma lista de categorias que correspondem a diferentes tipos de dados que o Windows 10 pode acessar e usar. Para cada categoria, você pode escolher quais aplicativos podem acessar esses dados e se deseja permitir que a Microsoft colete dados de diagnóstico e personalize suas experiências com base nesses dados.
Por exemplo, em Geral, você pode desmarcar a opção para permitir que os aplicativos usem IDs de publicidade para mostrar anúncios personalizados. Em Voz, você pode desativar a opção para permitir que a Microsoft armazene seus dados de voz para melhorar o reconhecimento de voz. Em Localização, você pode desativar a opção para permitir que os aplicativos acessem sua localização ou escolher quais aplicativos podem acessar sua localização. Você também pode limpar seu histórico de localização e alterar sua localização padrão.
Você deve analisar cada categoria e ajustar as configurações de acordo com suas preferências e necessidades. Algumas das configurações podem afetar a funcionalidade de determinados aplicativos e funções, portanto, certifique-se de entender as consequências antes de alterá-las.
Outra configuração importante que afeta sua privacidade está em Feedback e Diagnóstico. Aqui, você pode escolher a frequência com que o Windows 10 solicita seus comentários e o nível de dados de diagnóstico que deseja enviar à Microsoft. Os dados de diagnóstico incluem informações sobre seu dispositivo, seu desempenho, confiabilidade e uso. A Microsoft usa esses dados para melhorar o Windows 10 e corrigir problemas.
Há quatro níveis de dados de diagnóstico: Básico, Aprimorado, Completo e Opcional. O nível Básico envia apenas a quantidade mínima de dados necessária para manter o Windows 10 seguro e atualizado. O nível Aprimorado envia dados adicionais sobre como você usa o Windows 10 e seus aplicativos e recursos. O nível Completo envia todos os dados que o nível Aprimorado envia, além de dados adicionais, como o conteúdo da sua memória quando ocorre uma falha no sistema ou no aplicativo. O nível Opcional permite que você escolha se deseja enviar tipos específicos de dados que não estão incluídos nos outros níveis.
O nível padrão é Completo, o que significa que o Windows 10 envia a maior parte dos dados para a Microsoft. Se quiser reduzir a quantidade de dados enviados, você pode alterar o nível para Aprimorado ou Básico. No entanto, você não pode desativar completamente os dados de diagnóstico, pois eles são necessários para que o Windows 10 funcione corretamente.
> > > Para alterar o nível dos dados de diagnóstico, vá para Configurações Privacidade Feedback e Diagnóstico Dados de diagnóstico. Em seguida, selecione o nível de sua preferência no menu suspenso.
Aqui estão algumas das melhores configurações de privacidade do Windows que você pode alterar no Windows 10. Ao alterar essas configurações, você pode ter mais controle sobre os dados que seu dispositivo coleta e compartilha. No entanto, lembre-se de que essas configurações não são exaustivas e que pode haver outras maneiras pelas quais agentes mal-intencionados ou serviços de terceiros podem comprometer sua privacidade on-line. Portanto, você deve sempre ter cuidado com o que faz on-line e usar ferramentas adicionais, como software antivírus, VPN e extensões de navegador para proteger sua privacidade.
Se você instalou recentemente o Windows no seu dispositivo, talvez não tenha prestado muita atenção às configurações de proteção de dados que o sistema operacional solicita que você defina. Muitos usuários tendem a ignorar essas etapas ou simplesmente optam pelas opções padrão para concluir o processo de instalação mais rapidamente. No entanto, essa pode não ser a melhor opção para sua privacidade e segurança.
Nesta postagem do blog, explicaremos o que cada uma dessas configurações faz e como você pode ajustá-las para atender às suas preferências e necessidades. Também daremos a você algumas dicas práticas sobre como equilibrar a proteção de dados e a usabilidade. Nossas recomendações são baseadas no princípio de melhorar sua privacidade o máximo possível, sem comprometer a funcionalidade do Windows.
Para acessar as configurações que discutiremos, você deve abrir o aplicativo Configurações do Windows no menu Iniciar e clicar em «Privacidade e segurança».
Se você deseja proteger seu PC com Windows de várias ameaças e perigos, deve dar uma olhada no aplicativo de segurança do Windows. Esse aplicativo é um hub central para você gerenciar as configurações de segurança e privacidade do seu dispositivo. Nesta postagem do blog, explicaremos o que cada categoria do aplicativo faz e como você pode personalizá-lo para atender às suas necessidades.
O aplicativo Segurança do Windows tem várias subcategorias, que são chamadas de «áreas protegidas». Cada área protegida abrange um aspecto diferente da segurança e da privacidade do seu computador. Aqui estão as principais:
– Proteção contra vírus e ameaças: Essa função orienta você na configuração do verificador de vírus. Você pode verificar se o programa está ativo e realizar varreduras regulares. Você também pode revisar o histórico de verificações, gerenciar a quarentena e atualizar as definições de vírus. Você também pode escolher entre diferentes tipos de varreduras, como varredura rápida, varredura completa ou varredura personalizada.
– Proteção de conta: esse recurso ajuda você a proteger sua conta do Windows. Se você entrar no Windows com uma conta Microsoft, poderá fazer backup de seus dados automaticamente no Microsoft Onedrive usando Gerenciar configurações de sincronização. Dessa forma, você sempre terá cópias de documentos importantes, caso algo aconteça com seu computador. Você também pode usar «Windows Hello» e «Gerenciar informações de login -‘ PIN (Windows Hello)» para configurar um PIN para fazer login. Isso aumenta a segurança e é válido somente neste dispositivo. Como alternativa, você pode usar outros métodos de autenticação, como reconhecimento facial ou leitura de impressões digitais, se o dispositivo for compatível com eles.
– Firewall e proteção de rede: Essa função permite que você gerencie as configurações de firewall do PC. O firewall é um software que bloqueia o acesso não autorizado ao seu PC a partir da Internet ou de outras redes. Você deve garantir que o firewall esteja ativo e configurado corretamente. Você também pode visualizar o status da rede e as propriedades da sua conexão atual, bem como solucionar problemas de rede.
– Controles de aplicativos e navegadores: esse recurso ajuda a proteger o PC contra aplicativos e sites mal-intencionados. O Windows ajusta essas configurações automaticamente; normalmente, você não precisa alterar nada nesse ponto. Entretanto, você pode personalizar o nível de proteção de aplicativos e navegadores, bem como ativar ou desativar recursos como SmartScreen, Exploit Protection ou Insulated Browsing.
– Segurança do dispositivo: essa função mostra a você os recursos de segurança do seu hardware e firmware. Esses recursos foram projetados para impedir o acesso não autorizado ou a adulteração do seu dispositivo. Essas configurações são altamente dependentes do respectivo hardware e não devem ser alteradas a menos que você saiba o que está fazendo. O link «Manage Bitlocker drive encryption» (Gerenciar criptografia de unidade Bitlocker) pode estar nesse ponto: ele levará você às configurações de criptografia Bitlocker do próprio Windows no Painel de Controle. O Bitlocker é particularmente útil para laptops e impede o acesso aos seus dados se o dispositivo for perdido ou roubado.
– Desempenho e integridade do dispositivo: esse recurso monitora o desempenho e a integridade do seu PC. Ele mostra a você informações como espaço de armazenamento, duração da bateria, drivers, atualizações e muito mais. Ele também dá a você sugestões sobre como melhorar o desempenho e a integridade do seu computador. Essa área tem pouca relevância para a privacidade e a segurança, portanto, você pode ignorá-la se estiver interessado apenas nesses aspectos.
– Family Options: esse recurso permite que você controle e monitore o uso on-line do computador dos seus filhos. Você pode definir controles dos pais, limites de tempo de tela, filtros de conteúdo, relatórios de atividades e muito mais. As opções para família exigem que você entre com uma conta Microsoft e adicione seus filhos como membros da família.
Esperamos que esta postagem do blog tenha fornecido a você uma visão geral do aplicativo Segurança do Windows e seus recursos. Lembre-se de que a segurança e a privacidade são aspectos importantes do uso de um PC, portanto, verifique o aplicativo regularmente e ajuste as configurações de acordo com suas preferências.