É oficial: as principais atualizações do Windows 7 e 8 estão mortas.
Se você esperava obter uma atualização gratuita para o Windows 11 usando uma chave de produto antiga do Windows 7 ou 8, temos más notícias para você. A Microsoft confirmou oficialmente que esse método não funcionará e que você precisará de uma licença válida do Windows 10 para atualizar para a versão mais recente do sistema operacional.

Este es un cambio importante con respecto a la política anterior, que permitía a los usuarios actualizar de Windows 7 u 8 a Windows 10 de forma gratuita, incluso después de la fecha límite oficial del 29 de julio de 2016. Muchos usuarios aprovecharon esta laguna jurídica, que nunca se cerró explícitamente. por Microsoft y se ahorraron el coste de comprar una nueva licencia.
No entanto, com o lançamento do Windows 11 em 5 de outubro de 2021, a Microsoft decidiu acabar com essa prática de uma vez por todas. De acordo com um documento de suporte atualizado em 13 de outubro de 2021, os usuários que quiserem atualizar para o Windows 11 precisarão de uma licença digital ou chave de produto do Windows 10. Se você tentar usar uma chave do Windows 7 ou 8, receberá uma mensagem de erro informando que «esta chave de produto não pode ser usada para ativar esta edição do Windows».
Isso significa que, se você ainda estiver executando o Windows 7 ou 8 no seu PC, terá que comprar uma nova licença para o Windows 10 antes de poder atualizar para o Windows 11. Como alternativa, você pode comprar um novo PC que venha com o Windows 11 pré-instalado. instalado, que também incluirá uma licença digital para o novo sistema operacional.
A Microsoft declarou que essa mudança tem o objetivo de «garantir que os clientes tenham uma experiência genuína e segura ao usar seus dispositivos». A empresa também lembrou aos usuários que o Windows 7 não é mais suportado e que o Windows 8.1 chegará ao fim de seu ciclo de vida de suporte em 10 de janeiro de 2023. Portanto, recomenda-se que os usuários atualizem para o Windows 10 ou 11 o mais rápido possível para evitar riscos de segurança e problemas de compatibilidade.
Se não tiver certeza se o seu PC atende aos requisitos mínimos para o Windows 11, você pode usar o aplicativo PC Health Check ou a ferramenta WhyNotWin11 para verificar sua compatibilidade. Você também pode visitar o site oficial do Windows 11 para obter mais informações sobre como atualizar e quais recursos estão disponíveis no novo sistema operacional.
`
A Microsoft fechou oficialmente a brecha que permitia aos usuários atualizar para o Windows 10 ou 11 gratuitamente usando as chaves de licença do Windows 7 ou 8. O The Verge informou esta semana que os servidores de ativação não aceitam mais essas chaves, após o anúncio da Microsoft no mês passado.
Isso marca o fim de uma era para os usuários do Windows que puderam aproveitar esse caminho de atualização não oficial por sete anos, embora a Microsoft tenha encerrado oficialmente a oferta em 2016. Muitos usuários puderam usar suas chaves de licença antigas de versões anteriores do Windows para ativar as versões mais recentes em novos hardwares. Não está claro se isso também se aplicará às licenças do Windows 10 no futuro. (Esperamos que não).
A única atualização gratuita que resta é do Windows 10 para o Windows 11, desde que seu dispositivo atenda aos requisitos mínimos. (Ou você pode ignorá-los). Se você ainda estiver usando o Windows 7 ou 8 em um dispositivo mais antigo, terá que encontrar outras maneiras de fazer o upgrade sem pagar o preço total, a menos que já tenha ativado o Windows 10 antes do prazo e depois tenha voltado. . Nesse caso, você ainda poderá fazer o upgrade gratuitamente.