Há 28 anos: o Windows 95 decolou
El 24 de agosto de 1995 había llegado el momento: Microsoft lanzó Windows 95, el sistema operativo que revolucionaría el mundo del PC. Windows 95 no fue sólo un hito técnico, sino también un fenómeno cultural. Con una campaña de marketing masiva que incluía la canción de los Rolling Stones «Start Me Up» como banda sonora, Microsoft convirtió a Windows 95 en el producto de software más esperado de todos los tiempos.
Milhões de pessoas fizeram fila na frente das lojas para obter uma cópia. As primeiras avaliações foram entusiasmadas, elogiando a facilidade de uso, os recursos multitarefa e a interface gráfica do Windows 95.
O Windows 95 foi o resultado de vários anos de desenvolvimento intensivo liderado pessoalmente por Bill Gates. O objetivo era criar um sistema operacional que atendesse tanto aos usuários domésticos quanto aos corporativos, aproveitando a arquitetura de 32 bits e o padrão plug-and-play. O Windows 95 também introduziu alguns novos recursos que hoje consideramos garantidos, como o menu Iniciar, a barra de tarefas, a área de trabalho e o Windows Explorer. Além disso, o Windows 95 foi o primeiro sistema operacional a incluir o Internet Explorer, abrindo caminho para a proliferação da World Wide Web.
O Windows 95 foi um grande sucesso para a Microsoft, vendendo mais de um milhão de cópias nos primeiros quatro dias. No final de 1996, ele já havia vendido mais de 40 milhões de cópias e tinha uma participação de mercado de mais de 70%. O Windows 95 estabeleceu a base para as versões subsequentes do Windows e influenciou o desenvolvimento de software e hardware nos anos seguintes. Ainda hoje, muitas pessoas têm lembranças nostálgicas do Windows 95 e de seus sons e imagens icônicos. O Windows 95 decolou há 28 anos e mudou o mundo.
Vinte e oito anos atrás, em 24 de agosto de 1995, a Microsoft começou a vender o Windows 95 nos Estados Unidos. Para marcar a ocasião, muitas lojas de informática abriram suas portas à meia-noite e realizaram eventos chamados «Midnight Madness», onde foram vendidos os primeiros pacotes de disquetes do Windows 95. O Windows 95 foi um grande sucesso desde o início: nas primeiras sete semanas, sete milhões de cópias foram vendidas somente nos Estados Unidos.
Para economizar: compre o Windows 11 Pro legalmente por 70 euros em vez de 259 euros
Naquela época, Bill Gates, o fundador da Microsoft, ainda era o CEO da empresa. Ele também empregou estratégias de marketing criativas para garantir o sucesso do Windows 95. Segundo consta, a Microsoft investiu incríveis US$ 12 milhões apenas para usar a música «Start Me Up», dos Rolling Stones, nos comerciais do Windows 95. [enlace al comercial]Você pode ver a música usada em um desses comerciais aqui: .
Observe que essas informações são baseadas no texto que você forneceu.
Windows 95: um marco na história do software para PC
Vinte e oito anos atrás, em 24 de agosto de 1995, o Windows 95 foi lançado. Foi o primeiro sistema operacional da Microsoft a oferecer uma interface gráfica de usuário adequada para a maioria dos usuários de PC. O Windows 95 revolucionou a maneira como as pessoas interagiam com os computadores e estabeleceu a base para muitas inovações posteriores.
Para alimentar o enorme entusiasmo em torno do Windows 95, a Microsoft criou algumas campanhas de marketing espetaculares. Por exemplo, o astro da TV Jay Leno foi levado de avião ao campus da Microsoft em Redmond para apresentar o software a 2.500 convidados. Na Grã-Bretanha, a Microsoft comprou a edição inteira do London Times para o lançamento do Windows 95 e a projetou para se parecer com o Windows.
O Windows 95 não tinha apenas uma aparência atraente, mas também muitas vantagens técnicas em relação aos seus antecessores. Os pontos fortes do Windows 95 não são apenas a nova interface gráfica com menu Iniciar, barra de tarefas e botões para «minimizar», «maximizar» e «fechar», bem como o prático «Plug & Play», mas, acima de tudo, suas impressionantes interfaces multimídia e de jogos. interfaces. Isso tornou os PCs com Windows a máquina ideal para jogos. O Windows 95 também possibilitou a execução de vários programas ao mesmo tempo: isso é chamado de multitarefa preventiva.
O Windows 95 foi um grande sucesso para a Microsoft e vendeu mais de um milhão de cópias em quatro dias. Até o final de 1996, mais de 70 milhões de cópias do Windows 95 estavam em circulação. O Windows 95 moldou toda uma geração de usuários de PC e continua sendo um marco na história do software para PC.