O SQL Server 2022 da Microsoft tem tudo a ver com o Azure
Se você é um desenvolvedor ou administrador de banco de dados, talvez esteja interessado na versão mais recente do SQL Server 2022 da Microsoft. Essa versão do popular sistema de gerenciamento de banco de dados relacional (RDBMS) tem tudo a ver com o Azure, a plataforma de computação em nuvem da Microsoft. Nesta postagem do blog, exploraremos alguns dos novos recursos e benefícios do SQL Server 2022 que foram projetados para ajudar você a migrar, gerenciar e otimizar seus dados na nuvem.
Um dos principais objetivos do SQL Server 2022 é facilitar a migração dos seus bancos de dados existentes para o Azure, quer você queira usar o Banco de Dados SQL do Azure, a Instância Gerenciada de SQL do Azure ou o SQL Server habilitado para Arc do Azure. O Banco de Dados SQL do Azure é um serviço totalmente gerenciado que oferece alta disponibilidade, escalabilidade e segurança para seus dados.
A Instância Gerenciada de SQL do Azure é um serviço híbrido que combina o melhor dos dois mundos: a compatibilidade e a funcionalidade do SQL Server com a flexibilidade e a automação do Azure. O SQL Server habilitado para Arc do Azure é uma nova opção que permite que você execute o SQL Server em qualquer infraestrutura – no local, na nuvem ou na borda – e o gerencie a partir de um único plano de controle no Azure.
Para ajudar você a migrar seus dados para o Azure, o SQL Server 2022 apresenta várias ferramentas e aprimoramentos. Por exemplo, você pode usar o Azure Data Migration Service (DMS) para realizar migrações on-line ou off-line de qualquer origem para qualquer destino no Azure, com o mínimo de tempo de inatividade e risco.
Você também pode usar o Data Migration Assistant (DMA) para avaliar os bancos de dados quanto a problemas de compatibilidade e melhorias de desempenho antes da migração. Além disso, você pode usar o Database Experimentation Assistant (DEA) para comparar o desempenho da carga de trabalho e a compatibilidade dos bancos de dados de origem e de destino e identificar possíveis problemas ou otimizações.
Depois de migrar seus dados para o Azure, você pode aproveitar os novos recursos e capacidades do SQL Server 2022 que são otimizados para a nuvem. Por exemplo, você pode usar o recurso Intelligent Query Processing (IQP) para melhorar o desempenho e a escalabilidade de suas consultas sem alterar nenhum código. O IQP inclui vários aprimoramentos, como junções adaptáveis, feedback de concessão de memória, execução intercalada, modo em lote no armazenamento de linhas, processamento de consultas aproximadas e muito mais.
Você também pode usar o recurso Accelerated Database Recovery (ADR) para acelerar a recuperação do banco de dados e reduzir o impacto das transações de longa duração. O ADR usa um novo mecanismo de controle de versão que elimina a necessidade de refazer e desfazer operações durante a recuperação.
Outro benefício do SQL Server 2022 no Azure é que você pode aproveitar o poder da inteligência artificial (IA) e do aprendizado de máquina (ML) para obter insights valiosos dos seus dados e tomar decisões melhores. Você pode usar o Azure Machine Learning Services (MLS) para criar, treinar e implantar modelos de aprendizado de máquina usando o SQL Server como fonte de dados ou destino de pontuação.
Você também pode usar o Azure Cognitive Services (ACS) para enriquecer seus dados com processamento de linguagem natural, visão computacional, reconhecimento de fala e outros recursos cognitivos. Além disso, você pode usar o Azure Synapse Analytics (ASA) para integrar seus dados do SQL Server com serviços de análise e big data no Azure e criar pipelines de dados de ponta a ponta que fornecem insights rápidos e confiáveis.
Como você pode ver, o SQL Server 2022 tem tudo a ver com o Azure e como ele pode ajudar você a transformar seus dados em valor. Se você deseja migrar seus bancos de dados existentes para a nuvem ou criar novos aplicativos que aproveitem as tecnologias mais recentes, o SQL Server 2022 tem algo para todos. Se quiser saber mais sobre o SQL Server 2022 e seus recursos, você pode visitar o site oficial ou fazer o download da versão de visualização e experimentá-lo por conta própria.
O SQL Server 2022, a edição mais recente do software de banco de dados da Microsoft, já está disponível para o público. O software, que está no mercado há mais de três décadas, é a versão mais integrada do SQL Server no Azure até o momento.
Ele oferece conexões perfeitas com os serviços do Azure, como o Azure Synapse Link, que permite a análise de banco de dados em tempo real, o Azure Purview, que fornece recursos de governança de dados, e o Azure SQL Managed Instance, que oferece suporte a cenários de recuperação de desastres.
Rohan Kumar, vice-presidente corporativo de Dados do Azure na Microsoft, compartilhou comigo sua visão do SQL Server. «O objetivo original do SQL Server era simplificar a complexidade dos bancos de dados. Acho que esse é um dos principais motivos pelos quais ele tem sido tão bem-sucedido e adaptável ao longo dos anos. Com o SQL Server 2022, nós o elevamos a um novo patamar, tornando-o totalmente conectado ao Azure», disse ele.