Raspberry Pi com Windows 10: o centro de comando
Se você está procurando um dispositivo versátil, compacto e de baixo custo para executar o Windows 10, talvez queira considerar o Raspberry Pi. O Raspberry Pi é um pequeno computador que pode ser usado para vários projetos, como jogos, streaming de mídia, robótica e muito mais. Mas você sabia que também pode usá-lo como um centro de comando para seus dispositivos Windows 10?
Nesta postagem do blog, mostrarei a você como instalar o Windows 10 em seu Raspberry Pi e como usá-lo para controlar e gerenciar remotamente seus outros dispositivos Windows 10. Você precisará do seguinte:
– Um Raspberry Pi 4 modelo B com pelo menos 4 GB de RAM
– Um cartão microSD com pelo menos 16 GB de armazenamento
– Uma fonte de alimentação para seu Raspberry Pi
– Um teclado, mouse e monitor para o seu Raspberry Pi
– Um PC com Windows 10 e uma conexão com a Internet.
– Uma unidade flash USB com pelo menos 8 GB de armazenamento
Etapa 1: Faça o download e instale o Windows 10 no ARM
O Windows 10 on ARM é uma versão do Windows 10 otimizada para dispositivos com processadores ARM, como o Raspberry Pi. Você pode fazer o download no site oficial da Microsoft aqui: https://www.microsoft.com/en-us/software-download/windows10
Você precisará usar uma ferramenta chamada WoA Deployer para instalar o Windows 10 on ARM no seu cartão microSD. Você pode baixá-la aqui: https://github.com/WOA-Project/WOA-Deployer-Rpi/releases
Siga as instruções no site do WoA Deployer para criar um cartão microSD inicializável com o Windows 10 em ARM. Certifique-se de selecionar a letra de unidade correta para o cartão microSD e escolha a versão mais recente do Windows 10.
Etapa 2: Inicialize seu Raspberry Pi com o Windows 10
Depois que você tiver criado o cartão microSD inicializável, insira-o no Raspberry Pi e conecte a fonte de alimentação, o teclado, o mouse e o monitor. Ligue o Raspberry Pi e espere que ele seja inicializado.
Você verá o logotipo do Windows e um círculo pontilhado giratório. Isso pode levar vários minutos, portanto, seja paciente. Depois disso, você verá a tela de configuração do Windows, onde poderá escolher o idioma, a região, o layout do teclado e as configurações de rede.
Siga as instruções na tela para concluir o processo de configuração. Você precisará criar uma conta de usuário e uma senha para o seu Raspberry Pi. Você também precisará ativar o Windows 10 com uma chave de produto válida ou uma licença digital vinculada à sua conta da Microsoft.
Etapa 3: Configure seu Raspberry Pi como um centro de comando
Depois de concluir o processo de configuração, você verá a área de trabalho do Windows 10 no seu Raspberry Pi. Parabéns, você instalou com sucesso o Windows 10 em seu Raspberry Pi. Você instalou com êxito o Windows 10 em seu Raspberry Pi.
Agora você pode usar seu Raspberry Pi como um centro de comando para seus outros dispositivos Windows 10. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer:
– Use a Área de Trabalho Remota para acessar seus outros PCs com Windows 10 a partir do Raspberry Pi. Você precisará ativar a Área de Trabalho Remota em seus outros PCs e saber seus endereços IP ou nomes de host. Você pode encontrar o aplicativo Remote Desktop no menu Iniciar ou na Microsoft Store.
– Use o PowerShell para executar comandos e scripts em seus outros PCs com Windows 10 a partir do Raspberry Pi. Você precisará ativar o PowerShell Remoting em seus outros PCs e saber seus endereços IP ou nomes de host. Você pode encontrar o PowerShell no menu Iniciar ou na Microsoft Store.
– Use o Gerenciador de Dispositivos para visualizar e gerenciar dispositivos de hardware em seus outros PCs com Windows 10 a partir do Raspberry Pi. Você precisará habilitar a comunicação remota do Gerenciador de Dispositivos em seus outros PCs e saber seus endereços IP ou nomes de host. Você pode encontrar o Gerenciador de Dispositivos no Painel de Controle ou no aplicativo Configurações.
– Use o File Explorer para localizar e transferir arquivos entre o Raspberry Pi e seus outros PCs com Windows 10. Você precisará ativar o compartilhamento de arquivos em seus outros PCs e saber seus nomes de rede ou endereços IP. Você pode encontrar o File Explorer no menu Iniciar ou na barra de tarefas.
Esses são apenas alguns exemplos do que você pode fazer com o Raspberry Pi como um centro de comando para seus dispositivos Windows 10. Você também pode instalar outros aplicativos e ferramentas para atender às suas necessidades e preferências.
Conclusão
Nesta postagem do blog, mostrei a você como instalar o Windows 10 em seu Raspberry Pi e como usá-lo como um centro de comando para seus outros dispositivos com Windows 10. Essa é uma ótima maneira de você usar um dispositivo versátil, compacto e de baixo custo que pode executar o Windows 10.
Se você estiver interessado em construir com o Raspberry Pi, talvez já o tenha usado com a plataforma Arduino para controlar, automatizar, operar ou monitorar vários dispositivos. No entanto, você também pode ter enfrentado alguns desafios para unificar seus projetos, pois o único fator comum é o sistema operacional Raspbian. A Microsoft reconheceu esse problema e desenvolveu uma solução: o Windows 10 IoT Core, que é compatível com o Raspberry Pi 2. Nesta postagem do blog, mostrarei a você como instalar e usar o Windows 10 IoT Core em seu Raspberry Pi 2 e como ele pode beneficiar seus projetos de artesanato.