Windows 11 testa USB de última geração, áudio aprimorado por IA e muito mais
O Windows 11 não é apenas uma atualização cosmética. A versão prévia mais recente do próximo sistema operacional revela alguns dos novos recursos e melhorias nos quais a Microsoft está trabalhando, incluindo suporte para dispositivos USB de última geração, processamento de áudio aprimorado por IA e muito mais.
Uma das alterações mais notáveis no Windows 11 Build 22523 é a adição do suporte a USB4. O USB4 é um novo padrão que promete velocidades de transferência de dados mais rápidas, melhor suporte para dispositivos Thunderbolt e menor consumo de energia. Espera-se que os dispositivos USB4 cheguem ao mercado em breve e o Windows 11 estará pronto para oferecer suporte a eles imediatamente.
Outro novo recurso do Windows 11 é o aprimoramento de áudio com tecnologia de IA. Esse recurso usa o aprendizado de máquina para analisar a entrada e a saída de áudio do seu dispositivo e otimizá-lo para diferentes cenários, como música, chamadas de voz, jogos ou filmes. > > Você pode acessar esse recurso no aplicativo Configurações em Aprimoramento de áudio do som do sistema.
O Windows 11 também traz algumas melhorias para a barra de tarefas, o menu Iniciar e o Explorador de Arquivos. Por exemplo, agora você pode fixar aplicativos na barra de tarefas a partir do menu Iniciar, clicando com o botão direito do mouse sobre eles e selecionando «Fixar na barra de tarefas». Você também pode arrastar e soltar arquivos e pastas do File Explorer na barra de tarefas para criar atalhos. Além disso, agora você pode redimensionar o menu Iniciar arrastando suas bordas e personalizar seu layout clicando com o botão direito do mouse sobre ele e selecionando «Personalizar».
Esses são apenas alguns dos novos recursos e melhorias que o Windows 11 está testando em sua última versão de visualização. Espera-se que a Microsoft lance o Windows 11 para o público ainda este ano e podemos esperar mais atualizações e melhorias nos próximos meses. > Se quiser experimentar o Windows 11 antes do lançamento oficial, você pode participar do programa Windows Insider e baixar as versões de visualização no aplicativo Configurações, em Atualização e Segurança do Programa Windows Insider.
Alguns dos novos recursos que o Windows 11 está testando são muito convenientes para os usuários, como o Voice Clarity, o suporte a USB de 80 Gbps e mais opções de compartilhamento e compactação para diferentes aplicativos.
Esses recursos fazem parte do Windows 11 Build 26040, que está disponível no Canal Canary do Windows 11. Esse canal contém código experimental que pode ou não ser liberado para o público no futuro. Por exemplo, a Microsoft removeu um recurso de «captura remota» que estava disponível anteriormente nos canais Canary e Dev em setembro e, em vez disso, integrou-o ao aplicativo Snipping Tool.
Embora esses recursos não sejam muito inovadores, eles ainda são adições úteis que, com sorte, serão incluídas no canal estável do Windows neste outono.
Se você tem um laptop que não tem algumas das portas de que precisa, pode ter usado um dock Thunderbolt para conectá-las. Thunderbolt é uma tecnologia que permite a transferência de dados em alta velocidade e o fornecimento de energia por meio de um único cabo. A Thunderbolt será atualizada para a Thunderbolt 5, que dobrará a velocidade para 80 Gbps. Entretanto, a Thunderbolt só está disponível em notebooks com processadores Intel, pois a Intel não certifica outros processadores como compatíveis. Os notebooks com processadores AMD usam USB4, que é semelhante ao Thunderbolt, mas não exatamente o mesmo.
Mas há boas notícias para os usuários de USB4: o USB4 também receberá uma atualização de 80 Gbps. A Microsoft anunciou que «o suporte a USB de 80 Gbps será lançado inicialmente em dispositivos selecionados baseados na 14ª geração de processadores móveis da série Intel Core HX, como o novo Razer Blade 18». Isso significa que o Windows estará pronto para suportar o novo padrão USB quando ele chegar (provavelmente no segundo semestre de 2024 ou mais tarde, de acordo com as fontes). Isso permitirá a transferência de dados e o carregamento mais rápidos para dispositivos USB4 e os tornará mais compatíveis com os dispositivos Thunderbolt.