Não categorizado

Microsoft investiga problemas repentinos de ativação do Windows em PCs atualizados

Algunos usuarios que actualizaron sus PC a Windows 11 informaron que sus dispositivos ya no están activados y muestran un mensaje que indica que necesitan comprar una copia original de Windows. Microsoft ha reconocido el problema y está trabajando para solucionarlo.

Microsoft
Microsoft

De acordo com uma página de suporte da Microsoft, o problema de ativação afeta os usuários que atualizaram do Windows 10 Home ou Pro para o Windows 11 usando a Ferramenta de Criação de Mídia ou o Assistente de Atualização. O problema não afeta os usuários que fizeram o upgrade por meio do Windows Update ou do programa Windows Insider.

A Microsoft afirma que o problema se deve a um problema no lado do servidor que impede que os servidores de ativação reconheçam a licença digital para dispositivos atualizados. A empresa está investigando a causa raiz e espera resolver o problema em breve.

Enquanto isso, a Microsoft aconselha os usuários afetados pelo problema a aguardar 24 horas e, em seguida, tentar ativar o Windows 11 novamente, acessando Configurações > Atualização e segurança > Ativação e selecionando Solucionar problemas. Se o problema persistir, os usuários podem entrar em contato com o suporte da Microsoft para obter assistência.

A Microsoft também garante aos usuários que o problema de ativação não afeta a funcionalidade do Windows 11 e que eles podem continuar a usar seus dispositivos normalmente. No entanto, alguns usuários poderão ver uma marca d’água no canto inferior direito da tela que diz «Ativar Windows» e talvez não consigam acessar alguns recursos de personalização.

Atualizaremos esta postagem do blog quando a Microsoft fornecer mais informações ou uma correção para o problema de ativação. Se você tiver enfrentado esse problema, informe-nos nos comentários abaixo.

Conforme relatado pelo The Verge, a Microsoft está enfrentando um problema que afeta a ativação do Windows 10 e do Windows 11 em alguns computadores. O problema ocorre em computadores que foram atualizados do Windows 7 ou do Windows 8 para as versões mais recentes do Windows gratuitamente. No entanto, se esses computadores tiverem sofrido alterações em seus componentes de hardware (como a placa-mãe), eles poderão perder a licença do Windows 10 ou do Windows 11 e ficar desativados.

Além disso, alguns usuários tiveram esse problema mesmo sem alterar nenhum componente de hardware, mas simplesmente atualizando o BIOS da placa-mãe. Isso também parece acionar a desativação do Windows 10 ou 11 em computadores que foram atualizados a partir de versões anteriores do Windows.

Se você é um dos infelizes usuários que foram impedidos de acessar o seu dispositivo Windows 10 ou Windows 11, você não está sozinho. O suporte da Microsoft confirmou que esse é um problema generalizado que afeta aqueles que fizeram upgrade do Windows 7 ou do Windows 8 usando uma chave de licença válida. Isso não é resultado de nenhuma atividade ilegal de sua parte, mas sim uma consequência da mudança de política da Microsoft em setembro de 2023, que descontinuou a opção de atualização gratuita para versões anteriores do Windows.

Você ainda pode fazer upgrade do Windows 10 para o Windows 11 sem pagar, mas não do Windows 7 ou do Windows 8. Essa é uma situação frustrante para muitos clientes fiéis que usam os produtos da Microsoft há anos. Nesta postagem do blog, explicaremos o que aconteceu, o que você pode fazer para corrigi-lo e como evitá-lo no futuro.