A Microsoft remove o Office 2019 do «Programa de Uso Doméstico».
Microsoft ha anunciado que ya no ofrecerá Office 2019 como una opción para su Programa de uso doméstico (HUP), que permite a los empleados de organizaciones elegibles comprar software con descuento para uso personal. En cambio, Microsoft sólo ofrecerá suscripciones a Office 365, que requieren una tarifa mensual o anual, como parte del HUP.

A mudança foi detectada pela primeira vez pela Computerworld, que informou que a Microsoft atualizou discretamente sua página de perguntas frequentes sobre o HUP para refletir a nova política. De acordo com as perguntas frequentes, os clientes HUP existentes que compraram o Office 2019 por meio do programa ainda poderão usá-lo, mas não poderão renovar sua licença ou comprar licenças adicionais. Os novos clientes do HUP só poderão escolher entre o Office 365 Home ou o Office 365 Personal, que custam US$ 69,99 e US$ 48,99 por ano, respectivamente, no HUP.
A Microsoft diz que a mudança para o Office 365 é um benefício para os clientes do HUP, pois eles terão acesso a mais recursos e serviços do que o Office 2019, como armazenamento em nuvem, ferramentas de colaboração on-line e atualizações regulares. No entanto, alguns usuários podem preferir ter uma licença perpétua do Office 2019, que não exige um pagamento contínuo ou uma conexão com a Internet para ser usada. Além disso, alguns usuários podem ter preocupações sobre privacidade ou segurança ao armazenar seus dados na nuvem ou usar serviços on-line.
A mudança também é vista como uma forma de a Microsoft aumentar sua receita de assinatura e reduzir sua dependência de vendas únicas de software. O Office 365 tem sido um grande impulsionador de crescimento para a Microsoft, atingindo mais de 200 milhões de usuários ativos mensais em outubro de 2019. Por outro lado, o Office 2019 foi amplamente ofuscado por sua contraparte baseada em nuvem e recebeu menos marketing e suporte da Microsoft.
A Microsoft não é a única empresa de software que está migrando do licenciamento perpétuo para modelos de assinatura. A Adobe, a Autodesk e outras empresas também adotaram estratégias semelhantes nos últimos anos, citando os benefícios da receita recorrente, da retenção de clientes e da inovação. No entanto, alguns clientes podem sentir que estão perdendo o controle sobre suas escolhas e gastos com software e podem buscar alternativas que ofereçam mais flexibilidade e acessibilidade.
A Microsoft parece ter feito alterações em seu Programa de Uso Doméstico (HUP), que anteriormente permitia que funcionários de organizações qualificadas comprassem pacotes do Office 2019 com desconto e com licença perpétua para uso em seus PCs domésticos. Esse programa foi visto como uma forma de incentivar o trabalho remoto, permitindo que os funcionários usassem o mesmo software do Office que usam em seu local de trabalho.
No entanto, a Microsoft removeu a opção de comprar pacotes do Office 2019 com licença permanente por meio do HUP. Em vez disso, está oferecendo assinaturas de consumidor para o Office 365 como parte do programa. O Office 365 é um serviço baseado em assinatura que fornece acesso às versões mais recentes dos aplicativos do Office enquanto a assinatura estiver ativa.
Essa alteração reflete a mudança mais ampla da Microsoft para modelos de software baseados em assinatura, em que os clientes pagam regularmente pelo acesso aos recursos e às atualizações mais recentes, em vez de fazer uma compra única de uma licença perpétua. A Microsoft vem promovendo sua assinatura do Microsoft 365, que inclui o Office 365, como uma solução abrangente de produtividade e colaboração para empresas e indivíduos.
A modificação no HUP significa que os funcionários que quiserem usar o Microsoft Office em casa por meio do programa agora receberão assinaturas do Office 365 em vez da antiga licença perpétua do Office 2019. Isso se alinha à estratégia contínua da Microsoft de promover suas ofertas baseadas em assinatura.
- 1: Disponibilidade do produto: o Office Professional Plus 2019 e o Office Home and Business 2019 não estão mais disponíveis por meio do HUP.
- 2: Descontos em assinaturas: os funcionários agora podem comprar assinaturas do Office 365 Personal e do Office 365 Home com 30% de desconto por meio do HUP. Esse desconto permite que os funcionários acessem os aplicativos e serviços mais recentes do Office por meio de um modelo de assinatura.
- 3: Extensões de assinatura: As assinaturas adquiridas por meio do HUP estenderão os planos pessoais e domésticos existentes que o funcionário já possui. As renovações futuras também terão o menor preço com desconto, mesmo que o funcionário não trabalhe mais para a organização.
- 4: Faturamento recorrente: para manter o preço com desconto para renovações futuras, os funcionários devem manter o faturamento recorrente em sua assinatura.
Essa medida da Microsoft reflete a mudança contínua da empresa em direção a um modelo baseado em assinatura para seu software Office, enfatizando o Office 365 e o Microsoft 365 como suas ofertas preferidas. Embora a Microsoft ainda ofereça versões licenciadas perpétuas do Office e tenha anunciado sucessores para o Office 2019, o foco em assinaturas recorrentes se alinha à sua estratégia de fornecer atualizações contínuas e aprimoramentos de recursos aos assinantes.
Essa alteração visa facilitar o acesso e o uso do software Office pelos funcionários em seus dispositivos pessoais com os recursos e aprimoramentos mais recentes, promovendo ainda mais a adoção de assinaturas do Office 365.