Adeus bloatware: como você pode organizar o Windows 11
Windows 11 es el último sistema operativo de Microsoft y viene con muchas características y mejoras nuevas. Sin embargo, también viene con algunas aplicaciones y programas no deseados que pueden ralentizar su PC y ocupar un valioso espacio en el disco. Se denominan bloatware y pueden resultar molestos y difíciles de eliminar.

Nesta postagem do blog, mostraremos a você como organizar o Windows 11 e se livrar de bloatware usando alguns métodos simples. Você aprenderá a desinstalar aplicativos pré-instalados, desativar programas de inicialização, limpar o registro e muito mais. Seguindo essas etapas, você pode tornar seu PC com Windows 11 mais rápido, mais suave e mais seguro.
Desinstale aplicativos pré-instalados
Uma das maneiras mais fáceis de organizar o Windows 11 é desinstalar os aplicativos que você não usa ou não precisa. O Windows 11 vem com muitos aplicativos pré-instalados, como Skype, Xbox, OneDrive, Microsoft Edge e outros. Alguns desses aplicativos podem ser úteis para você, mas outros podem ser desnecessários ou redundantes.
Para desinstalar aplicativos pré-instalados, siga estas etapas:
– Abra o menu Iniciar e clique em Configurações.
– Clique em Aplicativos na barra lateral esquerda.
– Clique em Aplicativos e funções na janela principal.
– Role a lista de aplicativos para baixo e encontre os que você deseja desinstalar.
– Clique no ícone de três pontos ao lado de cada aplicativo e selecione Uninstall (Desinstalar).
– Confirme sua escolha clicando novamente em Uninstall.
Você também pode desinstalar aplicativos clicando com o botão direito do mouse sobre eles no menu Iniciar ou na área de trabalho e selecionando Desinstalar. No entanto, alguns aplicativos podem não ter essa opção, portanto, você precisará usar o aplicativo Configurações.
Desativar programas de inicialização
Outra maneira de organizar o Windows 11 é desativar os programas que são executados automaticamente quando você inicia o computador. Esses programas são chamados de programas de inicialização e podem tornar o tempo de inicialização mais lento e consumir recursos do sistema. Alguns desses programas podem ser essenciais para a funcionalidade do seu computador, como software antivírus ou drivers, mas outros podem ser opcionais ou indesejados.
Para desativar os programas de inicialização, siga estas etapas:
– Pressione Ctrl + Shift + Esc para abrir o Gerenciador de tarefas.
– Clique em Mais detalhes se você vir uma exibição simplificada.
– Clique na guia Home na parte superior.
– Role a lista de programas para baixo e encontre os que você deseja desativar.
– Clique com o botão direito do mouse em cada programa e selecione Disable (Desativar).
– Reinicie o PC para que as alterações tenham efeito.
Você também pode ativar ou desativar programas de inicialização usando o aplicativo Configurações. Para fazer isso, siga estas etapas:
– Abra o menu Iniciar e clique em Configurações.
– Clique em Aplicativos na barra lateral esquerda.
– Clique em Iniciar na janela principal.
– Mova o botão ao lado de cada programa para ativá-lo ou desativá-lo.
Limpe o registro
Outra maneira de organizar o Windows 11 é limpar o registro. O registro é um banco de dados que armazena informações sobre as configurações, as preferências e os programas instalados no sistema. Com o tempo, o registro pode ficar cheio de entradas inválidas, erros e restos de programas desinstalados. Isso pode causar problemas de desempenho, erros e travamentos.
Para limpar o registro, você precisará de uma ferramenta de terceiros, como o CCleaner ou o Wise Registry Cleaner. Essas ferramentas podem verificar se há erros no registro e corrigi-los automaticamente. Elas também podem fazer backup do registro antes de fazer alterações, para que você possa restaurá-lo se algo der errado.
Para limpar o registro usando o CCleaner, siga estas etapas:
– Baixe e instale o CCleaner em seu site oficial.
– Inicie o CCleaner e clique em Log na barra lateral esquerda.
– Clique em Search for problems (Procurar problemas) e aguarde a conclusão da verificação.
– Clique em Troubleshoot selected problems (Solucionar problemas selecionados) e escolha se você deseja fazer o backup do registro ou não.
– Clique em Corrigir todos os problemas selecionados e feche o CCleaner.
Você também pode usar o CCleaner para limpar outros arquivos inúteis do computador, como arquivos temporários, cache do navegador, cookies, etc. Para fazer isso, clique em Cleaner na barra lateral esquerda e selecione o que você deseja limpar. Em seguida, clique em Scan e execute o Cleaner.
Conclusão
Seguindo esses métodos, você pode organizar o Windows 11 e se livrar de bloatware no seu PC. Isso ajudará a melhorar o desempenho, a velocidade e a segurança do seu computador. Você também liberará espaço em disco e deixará seu computador mais organizado.
Esperamos que você tenha achado esta postagem do blog útil e informativa. Se você tiver alguma dúvida ou comentário, deixe um comentário abaixo. Obrigado por você ter lido!