Não categorizado

Ajuste do Microsoft Defender: nível de «tolerância zero» e mais

O Microsoft Defender é um poderoso software antivírus e antimalware que vem pré-instalado nos dispositivos Windows 10. Ele oferece proteção em tempo real, varredura baseada em nuvem e atualizações automáticas para manter seu sistema protegido contra uma variedade de ameaças. No entanto, alguns usuários podem querer personalizar as configurações do Microsoft Defender para atender às suas preferências e necessidades. Nesta postagem do blog, mostraremos a você como ajustar o Microsoft Defender para obter um nível de segurança de «tolerância zero», além de outras dicas e truques úteis.

Microsoft Defender
Microsoft Defender

Qual é o nível de segurança de «tolerância zero»?

O nível de segurança «tolerância zero» é um termo que se refere ao nível mais alto possível de proteção que o Microsoft Defender pode oferecer. Isso significa que o Microsoft Defender bloqueará ou colocará em quarentena qualquer arquivo ou programa que detectar como potencialmente indesejado ou mal-intencionado, mesmo que ele tenha uma classificação de gravidade baixa ou média. Isso pode ajudar a evitar qualquer infecção ou comprometimento do seu sistema, mas também tem algumas desvantagens. Por exemplo, você pode encontrar mais falsos positivos, o que significa que alguns arquivos ou programas legítimos podem ser bloqueados ou colocados em quarentena por engano. Você também pode ter alguns problemas de desempenho, pois o Microsoft Defender examinará mais arquivos e usará mais recursos.

Como ativar o nível de segurança «tolerância zero»?

Para ativar o nível de segurança «tolerância zero», você deve modificar as configurações de registro do Microsoft Defender. Esse é um procedimento avançado que requer privilégios administrativos e cautela, pois qualquer erro pode causar sérios problemas ao seu sistema. Portanto, recomendamos que você faça backup do registro e crie um ponto de restauração do sistema antes de continuar. Aqui estão as etapas a serem seguidas:

1. abra o menu Iniciar e digite «regedit» (sem aspas) na caixa de pesquisa. Clique com o botão direito do mouse no aplicativo Registry Editor e selecione «Executar como administrador».

2. Na janela do Editor do Registro, navegue até a seguinte chave: HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows Defender

3. Clique com o botão direito do mouse na chave do Windows Defender e selecione «Novo» > «Chave». Nomeie a nova chave como «MpEngine» (sem aspas).

4. Clique com o botão direito do mouse na chave MpEngine e selecione «New» > «DWORD Value (32-bit)». Nomeie o novo valor como «MpEnablePus» (sem aspas).

5. Clique duas vezes no valor MpEnablePus e altere seus dados de 0 para 1. Clique em «OK» para salvar suas alterações.

6. Feche o Registry Editor e reinicie o computador para que as alterações tenham efeito.

Agora você ativou o nível de segurança «tolerância zero» para o Microsoft Defender. Para desativá-lo, basta alterar os dados do valor MpEnablePus para 0 e reiniciar o computador.

Quais são algumas outras dicas e truques para o Microsoft Defender?

Além de ajustar o Microsoft Defender para atingir um nível de segurança de «tolerância zero», há outras dicas e truques que você pode usar para melhorar seu desempenho e funcionalidade. Aqui estão algumas delas:

– Você pode acessar as configurações do Microsoft Defender abrindo o menu Iniciar e digitando «Segurança do Windows» (sem aspas) na caixa de pesquisa. Clique no aplicativo Segurança do Windows e selecione «Proteção contra vírus e ameaças» no painel esquerdo.

– Você pode executar uma verificação rápida, completa ou personalizada do seu sistema clicando no link «Scan Options» (Opções de verificação) na seção «Current Threats» (Ameaças atuais). Você também pode agendar uma verificação clicando no link «Manage scan settings» (Gerenciar configurações de verificação) na mesma seção.

– Você pode exibir e restaurar quaisquer arquivos ou programas que o Microsoft Defender tenha bloqueado ou colocado em quarentena clicando no link «Histórico de proteção» na seção «Ameaças atuais». Você também pode excluir os arquivos ou programas que não deseja manter clicando no botão «Excluir» ao lado deles.

– Você pode adicionar qualquer arquivo, pasta ou processo de sua confiança à lista de exclusão do Microsoft Defender clicando no link «Gerenciar configurações» na seção «Configurações de proteção contra vírus e ameaças». Isso impedirá que o Microsoft Defender verifique ou bloqueie esses arquivos e processos no futuro.

– Você pode ativar ou desativar vários recursos do Microsoft Defender, como proteção em tempo real, proteção fornecida na nuvem, proteção contra violações, proteção contra ransomware, etc., ativando suas opções na seção «Configurações de proteção contra vírus e ameaças».

– Você pode verificar se há atualizações para o Microsoft Defender clicando no link «Verificar atualizações» na seção «Atualizações de proteção contra vírus e ameaças». Você também pode visualizar a versão atual e o número da definição clicando no mesmo link.

O Microsoft Defender é um software confiável e robusto que pode proteger seu sistema contra uma variedade de ameaças. Ao ajustá-lo para atingir um nível de segurança de «tolerância zero» e seguir algumas outras dicas e truques, você pode melhorar ainda mais seu desempenho e funcionalidade.