Como solucionar problemas de impressão no Windows 10 e 11
Se estiver tendo problemas de impressão no Windows 10 ou 11, você não está sozinho. Muitos usuários relataram problemas com suas impressoras após atualizarem para as versões mais recentes do sistema operacional. Nesta postagem do blog, mostraremos a você algumas soluções possíveis para corrigir problemas de impressão no Windows 10 e 11.

A primeira coisa a fazer é verificar se sua impressora é compatível com o Windows 10 ou 11. Você pode fazer isso visitando o site do fabricante e procurando os drivers e o software mais recentes para o seu modelo de impressora. Se houver atualizações disponíveis, faça o download e instale-as em seu computador.
Outra causa comum de problemas de impressão é um driver de impressora danificado ou desatualizado. Para corrigir esse problema, você pode usar o solucionador de problemas integrado no Windows 10 ou 11. Para acessá-lo, vá para Configurações > Dispositivos > Impressoras e scanners > selecione sua impressora > Gerenciar > Executar o solucionador de problemas. Siga as instruções na tela e veja se o solucionador de problemas consegue detectar e resolver algum problema.
Se a solução de problemas não ajudar, você pode tentar desinstalar e reinstalar o driver da impressora manualmente. Para fazer isso, vá para Configurações > Dispositivos > Impressoras e scanners > selecione a impressora > Remover dispositivo. Em seguida, vá para Gerenciador de dispositivos > Impressoras > clique com o botão direito do mouse na impressora > Desinstalar dispositivo. Depois disso, reinicie o computador e reconecte a impressora. O Windows deverá detectar e instalar automaticamente o driver da impressora.
Se nenhum dos métodos acima funcionar, talvez você precise redefinir o serviço da fila de impressão. A fila de impressão é um serviço que gerencia o processo de impressão e enfileira os trabalhos de impressão. Às vezes, ela pode ficar obstruída ou corrompida, causando problemas de impressão. Para redefini-la, siga estas etapas:
– Pressione as teclas Windows + R para abrir a caixa de diálogo Executar.
– Digite services.msc e clique em OK.
– Localize o Spooler de impressão na lista de serviços e clique duas vezes nele.
– Clique em Stop e, em seguida, em OK para interromper o serviço.
– Pressione as teclas Windows + E para abrir o File Explorer.
– Navegue até C:\Windows\System32\spool\PRINTERS e exclua todos os arquivos dessa pasta.
– Retorne à janela Serviços e clique duas vezes em Spooler de impressão novamente.
– Clique em Iniciar e, em seguida, em OK para reiniciar o serviço.
Depois de redefinir a fila de impressão, tente imprimir novamente e veja se o problema foi resolvido.
Esperamos que esta postagem do blog tenha ajudado você a solucionar problemas de impressão no Windows 10 e 11. Se você tiver alguma dúvida ou comentário, deixe um comentário abaixo.
Lembro-me dos dias em que o Windows 3.x e o Windows for GroupWork eram a norma e os drivers de impressora eram uma fonte constante de dores de cabeça. Eles frequentemente causavam falhas, conflitos e problemas de compatibilidade. Felizmente, as coisas melhoraram muito com o Windows 95 e posteriores, e os problemas com impressoras se tornaram raros e menores. No entanto, quando atualizei minha rede para o Windows 10 há alguns anos, percebi que os problemas com a impressora começaram a reaparecer. Pelo lado positivo, o Windows 11 parece ter corrigido a maioria deles e tornado a impressão mais confiável e estável.
Se você está tendo problemas para imprimir em seu sistema Windows, ficará feliz em saber que a maioria dos problemas que encontrei foi fácil de resolver, desde que você saiba como solucioná-los e corrigi-los. Nesta publicação do blog, compartilharei algumas dicas e truques para ajudar você a lidar com problemas comuns de impressão no Windows.
ÍNDICE DE CONTEÚDO
Sinais típicos de problemas na impressora
Como solucionar problemas e resolver problemas da impressora
Etapa 1: Execute o Windows Printer Troubleshooter
Etapa 2: Remova e reinstale o driver de impressora problemático
Mais dicas sobre como trabalhar com impressoras do Windows
MOSTRAR MAIS
Sinais típicos de problemas na impressora
O sinal mais óbvio de um problema na impressora é quando você não consegue imprimir em uma determinada impressora. Você pode selecionar uma impressora que sabe que está funcionando bem, enviar um trabalho de impressão e descobrir que nada acontece, exceto que o número de trabalhos na fila de impressão aumenta. O que está acontecendo?
Se você já teve problemas com a impressora, sabe como eles podem ser frustrantes. Alguns dos sintomas comuns que indicam um problema com sua impressora são:
– Você tenta adicionar uma impressora ao seu PC ou rede, mas não a vê no aplicativo Configurações (em Dispositivos > Impressoras e scanners no Windows 10 ou Bluetooth e dispositivos > Impressoras e scanners no Windows 11) ou no Painel de controle (no painel Dispositivos e impressoras no Windows 10 ou no painel Impressoras e scanners no Windows 11).
– Você encontra um driver de dispositivo adequado para a impressora, mas ele não funciona ou causa erros.
– Sua impressora aparece como um dispositivo, mas tem o status «Unavailable» (Indisponível) ou «Offline» (Off-line). Não é possível alterar esse status, não importa o que você faça.
Esses são alguns dos problemas de impressora mais comuns enfrentados pelos usuários e podem ser muito irritantes e demorados para serem corrigidos. Entretanto, há uma solução simples e eficaz que pode resolver a maioria desses problemas: desinstalar e reinstalar o driver da impressora.
Um driver de impressora é um programa de software que permite que o PC se comunique com a impressora. Ele informa à impressora o que imprimir, como imprimir e quais configurações usar. Às vezes, o driver da impressora pode ficar corrompido, desatualizado ou incompatível com o sistema ou com outros softwares. Isso pode causar vários problemas com a impressora, como não ser reconhecida, não imprimir corretamente ou não imprimir nada.
Para corrigir esses problemas, você deve desinstalar o driver da impressora do PC e depois reinstalá-lo. Isso removerá todos os arquivos corrompidos ou obsoletos e os substituirá por novos e atualizados. Isso removerá todos os arquivos corrompidos ou obsoletos e os substituirá por arquivos novos e atualizados. Isso também restabelecerá a conexão entre o PC e a impressora e eliminará quaisquer erros ou conflitos.
Para desinstalar e reinstalar o driver da impressora, siga estas etapas:
– Desconecte a impressora do PC ou da rede.
– Abra o aplicativo Configurações ou o Painel de controle e vá para Dispositivos > Impressoras e scanners (Windows 10) ou Bluetooth e dispositivos > Impressoras e scanners (Windows 11).
– Localize sua impressora na lista e clique nela. Em seguida, clique em Remover dispositivo.
– Confirme que você deseja remover o dispositivo e seu driver do PC.
– Reinicie o computador.
– Reconecte a impressora ao PC ou à rede.
– Aguarde até que o Windows detecte a impressora e instale o driver automaticamente. Se o Windows não encontrar um driver, você poderá fazer o download de um no site do fabricante e instalá-lo manualmente.
– Teste a impressora imprimindo uma página ou um documento de teste.
Se tudo estiver funcionando corretamente, você conseguiu resolver o problema da impressora. Caso contrário, talvez você precise solucionar o problema com mais detalhes ou entrar em contato com o fabricante para obter assistência.
Desinstalar e reinstalar o driver da impressora é uma maneira simples, mas eficaz, de resolver a maioria dos problemas da impressora. Você pode economizar muito tempo e aborrecimentos e tornar sua experiência de impressão tranquila e sem problemas. Tente fazer isso na próxima vez que tiver um problema com a impressora e veja se funciona para você.