O Skype planeja uma grande atualização de publicidade social, começando primeiro com o Windows 8
O Skype, popular serviço de mensagens e chamadas com vídeo, está se preparando para lançar uma grande atualização em sua plataforma de publicidade social, segundo fontes familiarizadas com o assunto. A atualização, que deve ser lançada nos próximos meses, terá como foco melhorar a experiência do usuário e fornecer anúncios mais relevantes e atraentes aos usuários do Skype.
Um dos principais recursos da nova plataforma de publicidade social é que ela se integrará ao Windows 8, o mais recente sistema operacional da Microsoft, que adquiriu o Skype em 2011. Isso significa que os usuários do Skype que usam dispositivos com Windows 8 poderão ver anúncios personalizados de acordo com seus interesses, localização e comportamento on-line, além de interagir com eles diretamente no aplicativo Skype.
Por exemplo, um usuário do Skype que esteja planejando uma viagem a Paris pode ver um anúncio de uma oferta de hotel ou voo no aplicativo Skype e fazer a reserva com apenas alguns cliques, sem sair do aplicativo. Por outro lado, um usuário do Skype interessado em moda poderia ver um anúncio de uma marca de roupas ou de uma loja on-line e poder procurar e comprar produtos no aplicativo.
A nova plataforma de publicidade social também aproveitará a riqueza de dados que a Skype tem sobre seus usuários, como idade, sexo, localização, idioma e contatos. Isso permitirá que os anunciantes direcionem seus anúncios com mais precisão e eficácia, além de medir o impacto de suas campanhas.
De acordo com fontes, a Skype está testando a nova plataforma de publicidade social com um grupo seleto de anunciantes e parceiros, e planeja lançá-la publicamente no primeiro semestre de 2024. Inicialmente, a atualização estará disponível apenas para usuários do Windows 8, mas a Skype pretende expandir para outras plataformas e dispositivos no futuro.
A decisão da Skype de reformular sua plataforma de publicidade social ocorre no momento em que a empresa enfrenta a concorrência cada vez maior de outros serviços de mensagens e chamadas com vídeo, como WhatsApp, Facebook Messenger, Zoom e Google Meet. Ao oferecer uma experiência de publicidade mais perfeita e personalizada aos seus usuários, a Skype espera manter e aumentar sua base de usuários, além de gerar mais receita com seu negócio de publicidade.
O Skype é uma das plataformas mais populares para chamadas e mensagens, com 280 milhões de usuários mensais aproveitando seus recursos de voz, vídeo e bate-papo. Mas como o Skype ganha dinheiro com uma base de usuários tão grande e fiel? Essa é a pergunta que a Microsoft, que é proprietária do Skype desde 2011, está tentando responder.
A partir de 2013, o Skype apresentará o Skype Ads para Windows 8, um novo programa de publicidade que oferecerá uma variedade de maneiras para as marcas alcançarem e interagirem com os usuários do Skype. Alguns dos novos formatos de anúncios incluem:
– Anúncios que serão exibidos nas conversas dos usuários do Skype, de forma semelhante à maneira como o Facebook exibe publicações patrocinadas no feed de notícias.
– Anúncios que permitirão que dois usuários do Skype compartilhem conteúdo patrocinado enquanto conversam na plataforma, como vídeos, jogos ou cupons.
Esses novos anúncios complementarão os anúncios que o Skype já tem, como os anúncios na tela inicial e os anúncios de chat que aparecem quando os usuários fazem chamadas gratuitas de Skype para Skype no Windows.
A Skype afirma que esses novos anúncios serão relevantes, envolventes e respeitarão a privacidade do usuário. A empresa também afirma que os anúncios não afetarão a qualidade ou o desempenho do serviço Skype.
A Skype espera que esses novos anúncios ajudem a gerar mais receita a partir de sua enorme base de usuários, ao mesmo tempo em que proporcionam valor para anunciantes e usuários. A empresa diz que compartilhará mais detalhes sobre o novo programa de anúncios nos próximos meses.